Home » Dicas do piloto » O que você precisa saber antes de começar a praticar motocross

MXF - Motors do Brasil

11
novembro
2018
Sem comentários.

O que você precisa saber antes de começar a praticar motocross

Vai iniciar no motocross, mas não sabe como fazer? Separamos dicas importantes pra você! Confira abaixo.

O motocross ganha cada mais popularidade e vem aumentando consideravelmente o número de pessoas que querem praticar. Porém, antes de se aventurar pelas pistas, é preciso escolher a moto certa e seguir alguns passos para não ter nenhum problema. Caso você esteja pensando em se aventurar no motocross, confira algumas dicas:

 

1) Você precisa de preparo físico.

Se você acha que no motocross a moto fará todo o “serviço pesado”, você está enganado (a). Por ser um esporte arriscado, exige um treino sério para realizar exercícios físicos e trabalhar a sua musculatura, principalmente a dos membros inferiores.

2) Equipamentos de proteção são fundamentais.

No motocross, assim como em qualquer outro esporte radical, você deve contar com os equipamentos certos para garantir mais segurança e diversão. Alguns deles são:

Capacete

o uso do capacete é essencial no motocross

De uso obrigatório, é um dos equipamentos mais importantes na hora de pilotar. O ideal é que ele seja confortável, mas resistente. Para o off-road, escolha o do tipo cross, pois conta com entradas de ar estratégicas para a ventilação e o conforto do piloto.

Botas:

os pés e os tornozelos precisam estar bem protegidos

Por serem as primeiras partes do corpo atingidas em quedas, os pés e os tornozelos precisam estar bem protegidos. Escolha uma bota confortável e que garanta a aderência nas pedaleiras.

Óculos:

Os óculos GAIMX são inquebráveis e flexíveis

Os óculos GAIMX são inquebráveis e flexíveis.

Importantíssimos para garantir a proteção do piloto contra sujeiras, poeira e outros elementos. Também proporcionam ao motociclista uma pilotagem mais segura, ao permitirem uma visibilidade mais eficiente.

Luvas:

As luvas garantem a proteção das mãos em caso de quedas. O ideal é que você escolha modelos de couro, pois são flexíveis, resistentes e confortáveis.

Protetores de coluna, joelheiras e cotoveleiras:

Eles garantem a proteção contra contusões e fraturas em casos de acidentes e não podem deixar de serem usados. Confira sempre se estes itens estão bem ajustados ao seu corpo.

 

 3) Escolha a moto certa.

No motocross você terá muitos desafios como, por exemplo, saltar obstáculos, subir rampas, enfrentar percursos de lama, entre outros. Por isso, é preciso ter um veículo com uma boa suspensão.

Você precisa se atentar para a categoria, já que existem modelos específicos para cada prática. Para quem vai iniciar, por exemplo, uma moto 125 cc de 2 tempos é ideal, como a MXF 250 TS. Motos de 450 cc e 4 tempos são mais indicadas para quem já possui maior tempo no motocross.

 

4) Treine muito.

Assim como em qualquer outro esporte, para você se dar bem no motocross você precisará treinar muito. O ideal é fazer um curso de pilotagem para aprender as técnicas.

 

5) Antes de tudo, aqueça!

Não é só a moto que deve ser aquecida antes de pilotar, mas o seu corpo também! Faça isso antes mesmo de colocar todo o seu equipamento. Separe alguns minutos para alongar os seus músculos e só então comece a dar atenção à sua moto. Veja se está tudo certo com os rolamentos, raios, água e o radiador. Se tudo estiver em ordem depois de aquecer a moto, entre na pista, dê algumas voltas para você se familiarizar com o percurso.

 

6) Cuide da alimentação.

Para um treino ou uma competição, é fundamental que no dia que você for pilotar tenha uma boa alimentação. No café da manhã, opte por pães e frutas e ao longo do dia, escolha alimentos mais leves. Durante a pilotagem leve barrinhas de cereais e sanduiches para recarregar as energias durante as pausas.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe tudo o que pode fazer para começar a praticar motocross, confira onde encontrar sua MXF 2 tempos mais perto de você.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!