Brasileiro Enduro 2019 começa neste fim de semana

Postado em 15 de março de 2019.

Neste fim de semana, entre os dias 15, 16 a 17 de março, acontece a abertura do Brasileiro de Enduro FIM, novamente em Itapema, Santa Catarina.

Ao todo serão sete etapas que passarão em seis estados diferentes: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Ainda há uma etapa para ser definida, o que pode acabar alterando o calendário.

De acordo com Maurício Brandão, organizador do evento, a pré-temporada foi bastante agitada, já que a modalidade vem passando por uma ótima fase.

“A cada ano, a qualidade das etapas é superada. Atualmente, todas as provas que compõem o Campeonato Brasileiro são referências na modalidade e em seus Estados”, explicou Brandão, que é responsável pelo evento desde 2011. “As provas respeitam as características geográficas e topográficas de suas regiões. Desta forma, cada desafio é único e tem suas particularidades”, continuou. O dirigente está otimista com o próximo ano pelo sucesso da temporada 2018.

Além disso, o campeonato terá algumas mudanças, como por exemplo:

  • Criação da categoria KIDS (quatro Classes), onde as crianças irão participar de três provas, usando um ou mais especiais de acordo com a idade e possibilidades de logística da prova;
  • Categoria Feminina em três etapas, Itapema (SC), Marzagão (GO) e Patrocínio (MG);
  • A Categoria E4 será dividida em duas para equilibrar as disputas: E4-Pro, para motos originais até 28 CV, com preparação livre (a E4-Pro vai agregar a “Enduro GP”), e E4-230, para motos refrigeradas a ar, com cilindrada original até 230cc, também com preparação livre;
  • Tornar o Campeonato Brasileiro OPEN, facilitando a participação de pilotos estrangeiros. Com a “Star Permission” emitida pela federação no país de origem, qualquer piloto estará apto a participar;
  • Implementar o Certificado Verde, que será entregue aos pilotos que cumprirem as metas ambientais: não ultrapassar o nível de ruídos do escapamento, tapete ecológico, pneu ecológico e destinação correta dos fluídos, inicialmente não interferindo no resultado da prova, mas com o devido tempo estes ajustes devem evoluir para a obrigatoriedade.

Calendário* 2019 do Brasileiro de Enduro FIM

1ª etapa – Dias 15, 16 e 17 de Março – Itapema, Santa Catarina

2ª etapa – Dias 6 e 7 de Abril – Nova Bréscia, Rio Grande do Sul

3ª etapa – Dias 25 e 26 de Maio – A definir

4ª etapa – Dias 8 e 9 de Junho – Aracruz, Espírito Santo

5ª etapa – Dias 29 e 30 de Junho – Marzagão, Goiás

6ª etapa – Dias 27 e 28 de Julho – Paraopeba, Minas Gerais

7ª etapa – Dias 5 e 6 de Outubro – Patrocínio, Minas Gerais

 

Time MXF

Neste ano, a MXF estará em peso no Brasileiro de Enduro! Participarão do campeonato: o gaúcho Tinho; o mineiro Vitor Borges e o catarinense Anderson da Luz, também conhecido como Caxopa. Para saber mais sobre os pilotos, clique aqui.

Fique de olho aqui no blog da MXF e nas nossas redes sociais e torça junto da gente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2019 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality